Queimadas prejudicam a saúde humana, diz pneumologista

“Quanto maior a exposição, mais graves as potenciais consequências”, diz.

 


Os efeitos das queimadas trazem inúmeros riscos à saúde humana. Na última semana, as fumaças das queimadas do Pantanal, em Mato Grosso, chegaram ao Paraná e atingiram a capital do estado, Curitiba, na segunda-feira (14).

As substâncias tóxicas levadas com as fumaças prejudicam a saúde, como conta a pneumologista Dr. Carolina Severo, do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital do Idoso Zilda Arns.

“A fumaça proveniente das queimadas tem várias substâncias tóxicas ao nosso organismo. Pode causar sintomas como dor na garganta, rouquidão, irritação nos olhos, dor de cabeça, tosse e falta de ar”, relata.

Algumas substâncias são liberadas pelas plantas e levadas com o vento, que também podem provocar a “chuva escura”. Essa chuva é composta com dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos voláteis. Ao entrarem no corpo humano, causam inúmeros efeitos nocivos ao organismo.

Segundo a pneumologista, as consequências dependem da duração de exposição ao produto. “Quanto maior a exposição, mais graves as potenciais consequências. Existem evidências que podem contribuir até para o dano genético nas células do pulmão, aumentando a chance de câncer”, comenta.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), aponta que câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil. É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência como em mortalidade. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

Entretanto, as fumaças das queimadas geram preocupação maior com as crianças. “Temos uma preocupação maior com as crianças porque tem uma via aérea menor e também com as pessoas que já tem uma doença pulmonar como asma ou enfisema, pois pode agravar o problema de saúde”, conta.

A doutora alerta para que em casos de exposição aguda e com sintomas intensos a pessoa procure ajuda profissional. “Em uma exposição aguda muito grande ou sintomas muito intensos, procurar a emergência. Caso contrário, se sintomas respiratórios, procurar um pneumologista”, finaliza.

 

Queimadas

As queimadas no Pantanal, Mato Grosso, e em parte da Amazônia já estão trazendo consequências a outros países da América do Sul. Segundo especialistas, a nuvem de fumaça tem 5 km², mas pode atingir 8 km² nos próximos dias.

Suspeita-se que as queimadas tiveram origem em fazendas pecuaristas que vendem gado. O tempo seco e a falta de umidade fizeram as chamas se alastraram rapidamente. Os incêndios já destruíram ao menos 1.165 milhão de hectares de vegetação do bioma do estado. Bombeiros do Paraná ajudam no combate.

Comentários

Postagens mais visitadas