Qual a diferença entre reciclar e reutilizar?

 

Um ponto de interrogação na cabeça de muitas pessoas é conceito de reciclar e reutilizar. Eles não são iguais.

Foto: Pixabay

Os três "érres" - Reduzir, Reciclar e Reutilizar - da sustentabilidade contribuem para o convívio harmônico entre o homem e o meio ambiente, de modo que o desenvolvimento econômico não interfira na natureza.

Ao reciclar estamos transformando e dando vida a um objeto que seria descartado. Aquilo que era lixo volta as casas em forma de um novo material. Ou seja, este produto deixa de ser jogado na natureza e volta a ter uma nova função.

Ao separarmos os materiais recicláveis, por exemplo, os plásticos e enviarmos para as cooperativas de reciclagem, ajudamos a reduzir a quantidade de resíduos nos lixões. Consequentemente, gera-se renda aos trabalhadores do local e diminui a demanda por matéria-prima.

Já ao reutilizar materiais, estaremos combatendo o desperdício. Temos como exemplo, as roupas e calçados que podem ser utilizadas em outras pessoas.

As vantagens de reutilizar materiais é estarmos contribuindo com a gestão do lixo. Em vez de descartá-los, damos outras funções a eles e reduzimos a exploração de recursos naturais.

Adotando os hábitos de reciclar e reutilizar, desenvolvemos a relação de sustentabilidade com o mundo. O primeiro passo para garantir isso, é levar o ser humano a refletir sobre as atitudes.

Para isso, comece com a separação do lixo. Em seguida, entre em contato com cooperativas de reciclagem, organizações não governamentais ou empresas que realizam trabalhos socioambiental.

O site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) oferece uma lista de entidades ambientais que realizam esse trabalho.  Outra opção é a doação de roupas e calçados.  Há uma série de entidades que recebem esses itens e os enviam para quem precisa.

Há mais de seis década a Legião Boa Vontade, realiza um importante trabalho ambiental valorizando o tema. A instituição promove palestras, oficinas lúdicas e atividades práticas sobre a importância de preservar o meio ambiente para crianças, jovens, adultos e idosos. As ações são pautadas na tese vanguardeira do diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, que afirma: "A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana".

 

Texto: Rhúbia Ribeiro 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas